Associação Tobías foi constituida em Madrid, Espanha, a 4 de Fevereiro de 1997, fruto de um trabalho desenvolvido desde 1993.

É uma Instituição Particular de Solidariedade Social , sem fins lucrativos, de acordo com o disposto da Lei Espanhola 191/64, de 24 de Dezembro e normas complementares do Decreto 1440/65, de 20 de Maio.

A actividade que se desenvolve na Associação Tobias está reconhecida pela Comunidade de Madrid que, desde o início do projecto conta com a correspondente inscrição nº E1469.6, na secção I do Registo de Entidades de Acção Social e Serviços Sociais.

A finalidade da Associação Tobias é criar Comunidades Socioterapêuticas, para adultos com necessidades especiais, baseadas na Socioterapia Antroposófica desenvolvida por Rudolf Steiner, doctorado em filosofia (1861-1925).

A Associação Tobías é membro fundador de la FPCS - Federação Hispano Portuguesa de Pedagogia Curativa e Socioterapia Antroposófica, rege-se por valores, ideais e princípios que emanam do movimento de Pedagogia Curativa e Socioterapia, activo em todos os continentes do Planeta.