A Associacão San Juan  é uma instituição sem fins lucrativos, constituída em Junho de 1994.

A finalidade da Associação San Juan é o incentivo da educação em geral, o acompanhamento, recuperação, ensino e integração social das pessoas necessitadas de cuidados especiais. Para isso, esta associação segue a metodologia própria da Pedagogia Curativa e Terapia Social e Pedagogia Waldorf.

A Associação San Juan dedica-se a criar e gerir centros específicos de Pedagogia Waldorf, Pedagogia Curativa e Terapia Social de orientação antroposófica.

Realiza, promove e protege todo tipo de estudos, investigações e trabalhos de aplicação direta à formação das pessoas necessitadas de cuidados especiais e com necessidades de educação em geral. Estabelece laços com iniciativas existentes em países estrangeiros que seguem finalidades semelhantes com o objetivo de partilharem informação, conhecimentos e meios adequados a uma melhor consecução dos fins.

Desenvolve atividades artísticas e representações publicas com a finalidade de promover o interesse publico sobre a necessidade da Pedagogia Waldorf, a Pedagogia Curativa e a Terapia Social.

Além disso, organiza conferências, formações, ateliers e seminários formativos e informativos sobre a Pedagogia Waldorf, Pedagogia Curativa e Terapia Social antroposófica com o fim de incentivar ao interesse e participação. Esta associação colaboradora com o governo das Canárias, na prestação de serviços sociais e sócio sanitários