Objetivos

Para alcançar os seus objetivos, a Federação propõe-se adotar todas as medidas necessárias para melhorar a situação de vida destas pessoas com necessidades especiais, defender os seus interesses mediante as vivencias quotidianas, promover o intercambio entre as instituições, prestar apoio às instituições, a nivel pedagógico, terapêutico e social.

- Motivar e desenvolver a criação de centros de Pedagogia Curativa e Socioterapia de cariz antroposófico, assim como a organização de congressos, cursos e centros de formação para operadores sociais que pretendam desenvolver as suas atividades com pessoas necessitadas de cuidados especiais.

- Motivar e incentivar à formação contínua dos colaboradores das instituições pertencentes á federação.

- Facilitar a difusão, intercâmbio de experiencias e material de trabalho.

- Defender e difundir a imagem e os direitos da pedagogia curativa e socioterapia antroposófica perante a opinião pública e autoridades.

- Promover a cooperação entre as instituições de outros países que compartem as finalidades com a presente federação.

Este grupo sempre considerou que a Federação não deveria adotar modelos existentes, deveria ser criada por dentro usando os valores e as vivências da consciência colectiva inertes aos dois países.

Lutaremos para que nenhuma das estrelas desta constelação desapareça, pelo contrario, procuraremos mais estrelas para fazer cada vez mais grandiosa esta constelação.

Visão e Missão

A Pedagogia Curativa e Socioterapia Antroposófica foi iniciada por Rudolf Steiner, fundador da antroposofia em 1924.

Hoje em dia a Antroposofia trabalha com pessoas com deficiência e forma colaboradores para atuarem em diversas áreas:  escolas de ensino curativo e lares, nas comunidades, hospitais psiquiátricos, em jardins de infância especiais, ambulatório, aconselhamento educacional e trabalho social com adultos com deficiência.

Órgãos Sociais

Mesa da Assembleia

Presidente: Angel Gilsanz Gilmartín (AT)
1º Secretário: Fritz Wessling (CSI)